5 Atitudes para Tempos Difíceis

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5 Atitudes que você precisa no trabalho em tempos de crise

  • Capacidade em ouvir
  • Capacidade em perceber e antecipar
  • Empreender internamente
  • Sair da rotina
  • Incentivar os colegas

 

Por mais que você possa não acreditar, são em tempos difíceis que surgem as principais oportunidades, pois quem encontra as brechas destes momentos, pode demonstrar resultados além das expectativas, e terá surfado bem quando toda esta onda passar. É por isso que o mercado está de olho nos profissionais com habilidades que causem diferenciais, agregando novos valores e capacidade de gerar novos resultados.

Veja então, as 5 atitudes mais valorizadas pelas empresas:

  • capacidade de ouvir

“Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta.” (E. Hemingway) Saber ouvir é uma habilidade extremamente requisitada pelos gestores. Isso porque, através da capacidade de ouvir na essência, com total foco e disposição, podemos captar até 70% mais conteúdo do que estamos acostumados em nossas conversas cotidianas. Ouvir com atenção, permite reconhecer informações estratégicas ou levantar argumentos mais relevantes em uma negociação.

  • Capacidade de antecipação

Se ouvir na essência propicia maior capacidade de reunir informações, apresentar soluções antecipadas torna-se um real diferencial de quem se concentra em perceber novas iniciativas. É importante conseguir captar o conteúdo explícito e implícito das situações de trabalho, mas é tão importante quanto saber o que fazer com todas essas informações. Saiba coletar as impressões e expectativas que as informações contêm. O que será que elas podem facilitar? Que soluções posso indicar?

  • Empreenda internamente

O conceito de empreendedorismo já deixou de se referenciar às pessoas que pretendem iniciar seu próprio negócio. Empreender está mais ligado às atitudes e posturas para solucionar demandas, criar e aproveitar oportunidades. Empreendedorismo interno vêm sendo uma competência muito requisitada no mercado de trabalho, pois através dela podemos encontrar diversas situações inovadoras e novas formas de se resolver uma demanda antiga.

  • Sair da rotina

Sair da rotina, tanto profissional quanto pessoal, é essencial para refrescar a cuca, abrir a cabeça para novas ideias e inspirar-se com outros estímulos. Einsten já dizia “uma mente que se abre para o novo, jamais volta ao seu tamanho original”. As soluções muitas vezes estão fora do contexto do cotidiano. Newton teorizou sobre a gravidade após uma maça cair em sua cabeça. Onde você quer estar para ser inspirado por uma nova ideia?

  • Incentivar os colegas

“É impossível ser feliz sozinho!”, já diria o poeta… E é!!! Todas as conquistas dependem de uma rede complexa de esforços. Jamais se vence uma partida sozinho, nem nos esportes ditos individuais. Há sempre que incentivou ou foi incentivado para que houvesse crescimento. Por isso, pense que se seus colegas puderem ir mais longe, você estará indo, no mínimo, até onde eles podem chegar. Além disso, nada melhor do que ter alguém com quem compartilhar os louros de uma conquista. Lembre-se que “Se a maré sobe, todos os barcos sobem junto!”.

 

Agora… que tal implementar essas pequenas atitudes no seu dia-a-dia e ver como isso impactará na sua carreira em 2017?!

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Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

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