3 Atitudes que inspiram energia para sua semana

3-atitudes-energizar

Chega de sofrer com a “Síndrome da Vinheta do Fantástico”.

Como já diria o futurista e criativo Murilo Gun, não há razões para sofrer com a síndrome da vinheta do fantástico. Este “mal” acomete diversas pessoas que percebem que o domingo já está no fim e que a semana está iniciando. Talvez você se distraia assistindo uma série no Netflix, talvez você peça uma pizza ou saia com alguns amigos… Mas a segunda já está te esperando…

Por isso quero compartilhar 3 atitudes que me ajudam a combater a angústia do final do domingo e início da semana. Essas dicas podem te ajudar a começar a semana com muito mais energia e disposição.

  1. Planeje e visualize sua semana: O que angustia muitas pessoas no domingo é a visualização ansiosa da semana que vem pela frente. Muitos compromissos, diversas coisas para resolver, e pouco tempo para dar conta de tudo. Minha dica é você sentar no domingo à noite e organizar as prioridades da semana. Separe e descreva aquelas ações que são imprescindíveis e que não podem faltar. Enumere por ordem de urgência e prioridade. Coloque em ordem e limpe a sua cabeça das ações que não vão causar mal algum, caso elas não sejam concluídas essa semana. Às vezes, damos urgência demais para coisas que podem ser reorganizadas na lista de tarefas.
  2. Movimente-se: Organize-se para fazer alguma atividade física na segunda-feira seja pela manhã, tarde ou noite, nem que seja necessário acordar as 05:00. A prática de esportes ou atividade física promove a auto-regulação de hormônios responsáveis pelo bem-estar e pela sensação de alegria, como serotonina, dopamina e norepinefrina. Além disso, são responsáveis pela redução da ansiedade e regulação do sono. Sua semana começará com outro ritmo…
  3. Não tente controlar TUDO: Um dos maiores erros de planejamento é a necessidade de manter o controle absoluto do que acontece na sua semana. É preciso ter a consciência de que várias demandas irão surgir para além daquilo que você programou. Portanto, não seja tão rígido com você e com a sua rotina. Abra espaço para o imprevisível e o inevitável. Quando nos permitimos a estas mudanças de rumo, nos tornamos mais flexíveis e conseguimos lidar melhor com os acontecimentos. O excesso de controle pode gerar frustração com a necessidade de revisar seus compromissos.

Não há fórmula mágica e nem métodos garantidos para começar sua semana com gás total, mas boas dicas e boas práticas podem ser implementadas e testadas para ver o impacto disso no seu dia-a-dia e na sua semana. Por isso, o primordial é buscar observar seu humor, seus hábitos e testar novas possibilidades.

PS.: Aaah… e se sua semana não começou legal, não tem problema, não desista… você ainda tem mais 6 dias para tentar novamente. Afinal, todo dia é dia de uma nova oportunidade! Dica Bônus: Comece seu dia com a lista do Spotify “Pulando da Cama” -> É um boom de energia!!!

Uma ótima semana para todos nós!!!

Márcio Merçoni on sabyoutubeMárcio Merçoni on sablinkedinMárcio Merçoni on sabinstagramMárcio Merçoni on sabfacebook
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.