Sua organização profissional depende da sua organização mental

Transcrição do Vídeo

Organização no trabalho de suas atividades profissionais e é tudo uma questão de organização mental. Você na sua vida precisa de organização nas suas tarefas profissionais, das atividades que você tem para realizar? Talvez não só no seu trabalho, mas também na sua casa, no seu dia a dia. Você tem dificuldades com isso? É porque muitas pessoas têm dificuldades em conseguir organizar um fluxo de trabalho e dá conta da quantidade de coisas que precisa ser feita. Muitas pessoas se queixam disso e chegam inclusive ficar paralisadas, porque não conseguem organizar e ordenar as tarefas e realizar elas, a fim de que elas desapareçam.

Mas eu vou te contar uma história. Na verdade, todos nós temos uma necessidade de criar fluxos de trabalho. Fluxos de ação. Todo fluxo quando é interrompido, gera um acúmulo de necessidade. E essas necessidades acabam se perdendo. Então, você precisa manter o fluxo. Só que você não pode deixar com que este fluxo de atividades seja maior do que sua capacidade e habilidade de dar conta dessas coisas.

Muitas vezes a gente pega mais coisas do que realmente damos conta de fazer. Isso é extremamente perigoso se você quiser continuar tendo um pouco mas de organização mental. E por que eu estou falando sobre organização mental?

Porque a Organização das suas coisas tem a ver com a forma como você consegue organizar elas na sua cabeça. E a falta de clareza das suas necessidades gera a falta de clareza das coisas que precisam ser feitas e resolvidas.

Então eu quero te passar um exercício que talvez possa te ajudar no sentido de criar melhor organização para suas atividades. Eu queria que você pegasse uma folha e dividisse em três quadros. E você vai colocar todas as suas atividades, suas pendências, as coisas que você realiza no dia a dia, e vai dividir essa folha com os quadrantes das urgência, você vai colocar também as atividades importantes e as atividades circunstanciais.

Urgente são aquelas atividades que precisam ser feitas não importa o que esteja acontecendo, pois elas já passaram do prazo. As importantes são aquelas que precisam ser feitas, são extremamente importantes, mas elas ainda não são urgentes. Mas não deixe com que as importantes se tornem urgentes. E a circunstanciais são aquelas que roubam o tempo e que não necessariamente vão produzir efeitos para as suas necessidades.

Então separando esses três quadrantes, você vai começar a anotar no quadro, num post-it, aonde você achar melhor. E assim você vai conseguir visualizar melhor quais são as suas atividades do dia. Mas você vai colocar somente de três a cinco atividades que você realmente precisa colocar em prática naquele dia.

Isso traz clareza para os seus pensamentos, clareza para as suas prioridades, para quilo que você precisa de fato realizar. E não ficar perdido em diversas demandas que vão surgindo. A clareza e a organização é o que realmente vai contribuir para você conseguir organizar as suas atividades.

Isso é uma coisa que eu faço para todas as pessoas que fazem o processo de coaching comigo. E isso realmente promove mudanças significativas, para você conseguir viver melhor as suas necessidades no dia a dia. E eu sempre falo “cuidado com seus pensamentos pois eles revelam o seu mundo”.

Márcio Merçoni on FacebookMárcio Merçoni on InstagramMárcio Merçoni on LinkedinMárcio Merçoni on Youtube
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.