comec%cc%a7ar2017

O ano passou depressa, e as coisas que deixei pra trás? O que eu faço?

5 dicas para seus projetos pessoais e profissionais começarem 2017 em alta.

Lá se vai mais um ano… E vêm aquela incrível impressão de que muita coisa ficou para trás. O ano irá se renovar e o que eu faço com tudo isso que deveria ter sido cumprido em 2016?

Mas vamos aproveitar esse momento de festas para pensar de forma positiva sobre o que ficou faltando realizar!!!

Primeira coisa… vamos mudar este mindset! O ano acabou, mas as atividades continuam, ou deveriam continuar… rsrs… A mudança de ano nos traz uma impressão psicológica de que tudo deveria se encerrar em um ano e começar novas coisas no outro ano. Isso é bem legal, mas nos impede de perceber que nossos esforços precisam ser contínuos.

Não vivemos 365 dias… vivemos milhares de dias consecutivos. A virada de ano é uma representação cronológica. Não precisamos encarar, necessariamente, como uma situação mística, ainda que isso seja divertido.

Vamos levar as coisas com mais leveza. Vejo muitas pessoas no consultório (e fora dele também) sofrendo com o advento do fim de ano. Vejo pessoas cobrando de si mesmas algo que seria difícil completar nos 365 dias que se passaram. E com isso, gera-se ansiedade e não se curte a continuidade das coisas.

Mas, se você quer levar adiante seus projetos e viu que o ano de 2016 terminou rápido demais, seguem algumas dicas para você virar o ano em outra “vibe”.

  1. Descreva seus projetos – Não deixe para descrever seus projetos só em janeiro, pois isso vai tirar seu foco quando o ano começar. Aproveite janeiro para já empreender atividades. Ou seja, se você deixar para se organizar só em janeiro, sua vida vai começar só depois do carnaval.
  2. Não leve frustrações para casa – O ano vai começar, mas seus esforços são contínuos. Aproveite o período de festas para celebrar as vitórias e conquistas que você já obteve. Comemore os passos dados e não se frustre com os passos que faltam. Afinal, aí vem mais 365 dias.
  3. Planeje dezembro do próximo ano – Não é para realizar futurologia, mas apenas criar os seus desejos e visão para dezembro de 2017. Como você deseja estar? Consegue se ver nesta situação? Se você achar difícil, imagine-se em junho, ou até mesmo em março. Isso alimenta nossa mente… isso proporciona melhores condições e perspectivas para continuar concretizando seus planos.
  4. Realize outras atividades – O problema que sempre vejo nas pessoas que se sentem frustradas é que elas desenvolvem apenas um plano para a vida delas e depositam toda a sua energia nisso. Você precisa de outras experiências, sejam pessoais ou profissionais. Aproveite para desenvolver novos hobbies, pratique esportes, oxigene a sua mente com novas atividades.
  5. Tire férias – Conheço pessoas que não gostam de tirar férias. Elas acreditam que férias tira o ritmo intenso de suas atividades. Eu também não gostava de férias. Preferia 3 recessos de 7 dias, ao invés de 20 dias de descanso contínuo. Férias são positivas, pois você descansa e oxigena as ideias, além de poder dedicar tempo para cuidar de si mesmo. É fundamental para que você consiga manter o ritmo, ou então, possivelmente, no futuro você irá pagar o preço disso com sua saúde ou bem-estar.

Não existe nada que você não tenha feito em 2016 e que você não possa continuar tentando em 2017. Portanto, continue com seus planos, suas ideias. Aproveite este momento para fazer um balanço de suas necessidades.

Eu, por exemplo, acabei de iniciar um novo projeto. Em plena última semana de dezembro. Loucura? Pode ser… mas também é estratégia. Afinal, o projeto já estará de vento em popa quando todos voltarem do descanso. A vida é assim… não são 365 dias… é sua vida, corrida, esperando você manter suas atitudes de crescimento e realização.

Feliz Natal e que 2017 venha para acrescentar ainda mais oportunidades na sua jornada.

Grande abraço.

Márcio Merçoni on sabyoutubeMárcio Merçoni on sablinkedinMárcio Merçoni on sabinstagramMárcio Merçoni on sabfacebook
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.