Dica para você cumprir com seus compromissos em 2017.

1 DICA
para cumprir
melhor com os
seus compromissos

Passamos da metade de Janeiro. Muitos já desistiram de suas “promessas” de ano novo. Outros estão meio frustrados, mas já se convenceram que a vida só começa depois do carnaval. Outros ainda estão na labuta, tentando concretizar aquilo que prometeram pra si mesmos.

E você? Em qual grupo você está?

Este ano eu decidi me engajar nos meus maiores desafios e que sempre protelei ou não tinha coragem suficiente para realizar. Achei que esse ano seria perfeito para atravessar algumas pontes e depois queimá-las. Ou seja, “there’s no turning back” (não há como voltar atrás).

Foram decisões difíceis, pois elas impactariam a minha vida como um todo. Eu teria que mudar vários hábitos diários e que eram extremamente confortáveis. Teria que mudar meu conceito sobre sociabilizar com pessoas. Teria que mudar a forma como eu encaro alimentos, bebida, esporte, rotina. Mudanças na forma como eu trabalho.

Esses impactos aconteceriam desde o momento em que eu acordo até o momento de dormir, de segunda à segunda. Life changing!!!

Já fazem 20 dias que eu mudei (pouco tempo no calendário, mas parece que mudei tem muito tempo). Fazem 20 dias que essas mudanças estão cada vez mais sólidas. Isso porque eu tive que superar o medo de não cumprir com minhas próprias promessas. Simplesmente precisei me engajar em minhas decisões. Precisei olhar para minhas reais necessidades e perceber que tudo o que eu estava propondo me fariam ser melhor do que eu sou. Me fariam eu me sentir melhor.

Então, qual o medo de mudar tantas realidades, se no final de tudo isso eu vou estar melhor?

Nosso cérebro tem uma grande tendência em economizar energia. Ele buscará sempre se manter numa zona de conforto, uma zona de hábitos, pois cada novo estímulo ou necessidade, causa um certo “estresse” nos nossos neurônios. Eles precisam trabalhar muito mais para assimilar essa mudança e isso faz com que queiramos “desistir”.

Sabe quando isso acontece? Quando você diz “Ah, mas as coisas não me ajudam a mudar”, “Ah, mas minha mãe não cozinha outras coisas”, “Ah, mas eu ainda não consegui tempo para isso ou aquilo”.

Quando estas e muitas outras desculpas aparecem, é porque seu cérebro está tentando retomar o seu padrão comportamental habitual. Dessa forma, ele não precisará se desgastar para se adequar às novas necessidades, desejos e objetivos.

Mas eu tenho uma coisa muito interessante pra contar. Como seres humanos, nós temos o cérebro que possui maior capacidade de adaptação. Afinal de contas, se não fosse isso, já teríamos sido devorados por tigres-dente-de-sabre e outras feras pré-históricas há muito tempo atrás. A neuroplasticidade é o diferencial no nosso desenvolvimento pessoal.

Somos inteiramente capazes de criar novas situações e realidades, desde que nos empenhemos em algo que realmente faça sentido. Não adiante querer empreender-se em ações que não possuem profundo sentido e desejo de mudança. É como riscar fósforos sem acender absolutamente nada (você tem fogo, mas não tem onde aplicar de verdade).

Por isso, para esse ano de 2017, trago uma dica que poderá contribuir verdadeiramente para você mudar sua forma de lidar com suas promessas e compromissos.

Crie uma mudança inegociável, do tipo “there’s no turning back”. Trace uma mudança em que você decidirá levar adiante sem nenhuma desculpa contrária. Uma mudança em que não existirá a possibilidade de não cumprir. Uma vez que você faz isso, seu cérebro terá que se adaptar a essa nova realidade.

Aliás, fique tranquilo(a). Após a sua tomada de decisão “irrevogável” e “inegociável”, toda a sua vida tenderá a se adaptar. Não precisa temer. Basta saber ter jogo de cintura com as situações e perceber quais as pequenas adaptações você pode realizar… Afinal, se seu objetivo/compromisso faz realmente sentido na sua vida, tudo terá mais chance de sucesso!

Ótimo ano e invista sua energia adequadamente. Não se desgaste com pensamentos e decisões improdutivas.

Grande abraço.

Márcio Merçoni on sabyoutubeMárcio Merçoni on sablinkedinMárcio Merçoni on sabinstagramMárcio Merçoni on sabfacebook
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.