arte blog

DESIGN DE CARREIRAS

Uma estética da vida, um novo modelo de si mesmo.


Imagine transformar seu plano B em plano A.

Imagine criar sua própria carreira.
Imagine modelar seus projetos profissionais e construir seu próprio caminho.


Tá… agora chega de imaginar e eu vou explicar o que é o Design de Carreiras.


Todo Design compreende uma perspectiva estética e funcional de uma criação. Todo objeto, artefato, utilitário, precisa ser mais que bonito aos olhos. Precisa ser conectado com um propósito, com uma função.
Esse propósito e funcionalidade são a essência de uma criação. Para que e para quem ela serve? Qual a utilidade de estar no mundo? O que ela promove ou transforma em seu meio?


Se você substituir a “criação” por “sua carreira”, certamente você irá buscar uma compreensão mais profunda sobre sua atividade profissional. Além disso, vai buscar compreender qual o papel que sua carreira possui na sua vida.

Quais os elementos fundamentais que sua carreira precisa ter?


Nos tempos atuais, devemos pensar que passaremos cerca de 50 à 60 anos de vida profissionalmente ativa. E pensar que carreira é um ponto a se alcançar vai fazer você morrer antes mesmo de se aposentar.


Isso porque carreira não tem a ver com objetivo e sim com construção e conexão. Vamos pensar sobre isso juntos:
É preciso compreender que sua carreira irá se transformar ao menos 3 ou 4 vezes ao longo da sua vida profissional. Então, não dá pra pensar que você irá parar de pensar nela. Ela se renovará constantemente, conforme seus interesses e ideias se reformularem.


Você terá novas inspirações e novas referências. Desenvolverá novas habilidades e também novos desejos. Reflexão: até este ponto atual da sua jornada profissional, quantas vezes você já pensou em “mudar de área” ou até mesmo “mudar de trabalho”?


E, se você pensou sobre isso, é porque sabe que ter uma carreira que se conecte com seus valores e desejos é essencial para uma vida com mais coerência. A conexão entre seus princípios de vida e aquilo que você faz profissionalmente precisa aproximar seus comportamentos e atitudes.
Não é possível viver a polaridade vida x trabalho, sem perceber que há um desgaste nessa relação, que te faz perder o sono ou o apetite (ou o oposto excessivo também). Assim, estamos vivendo uma oportunidade única de repensar os modelos de trabalho e carreira, que sejam reflexo da vida que buscamos ter.


Valores como liberdade, criatividade, autonomia, colaboratividade, sustentabilidade, entre outros, são apontados como elementos fundamentais do reflexo da vida sobre a atuação profissional. Por isso, buscamos tanto “uma trabalho que se ame”, “um trabalho que faça sentido”, um “trabalho que não pareça trabalho”.

Um trabalho que reflita sua essência, respeite seu ritmo e conecte-se com suas intenções.


E a possibilidade de unir esses elementos ficou ainda mais facilitado, pois hoje o mercado está amplo e pulverizado, abraçando novas propostas e iniciativas que tragam mais SENTIDO para tudo o que fazemos. Se antes o trabalho remoto parecia um sonho e hoje é uma realidade, o trabalho com sentido e propósito está sendo construído por pessoas que não aceitam mais a imposição de um mercado caduco e que não consegue acompanhar o ritmo das mudanças do mundo.


O plano B (aquela sua habilidade ou conhecimento que antes era um “bônus” na sua vida) agora encontra espaço para se tornar seu plano A. Os projetos e ideias que você possui, agora pode ser modelado e apresentado. Encontrar tesão e satisfação, se tornaram premissas para a realização profissional.


Mas, como todo design é estética e funcionalidade, precisamos compreender qual a serventia das minhas ideias. É preciso aprender a dar forma e contexto para colocá-las em ação. É preciso entender qual o papel que minhas ideias exercem no mundo.


Para fazer o design, ou seja para desenhar sua carreira, é preciso pensar no contexto da obra a ser criada. Quais o tons, os materiais, qual o tamanho. Na metáfora para a carreira, o que é importante e fundamental no meu projeto?


Pense se aquilo que paira a tanto tempo na sua cabeça ainda está de acordo com as tendências e as necessidades que o mundo precisa. Pense também, como seria uma vida bem vivida com o seu projeto em ação. Escolha os elementos (materiais) que dão sentido (cores) para a sua vida (obra).

Se sua vida profissional fosse uma obra de arte, como ela seria? Como ela deveria ser?


Meu papel como designer de carreiras não é desenhar sua trajetória profissional, mas ensinar quais as melhores técnicas e as melhores perspectivas para você esboçar aquilo que você pretende concretizar.
O resto é imaginação livre, é tema livre.


Faça seu esboço!! Toda semana damos uma dica de carreira no nosso Instagram. É só acompanhar.


E se você quiser ajuda para aprender a criar sua “obra prima” profissional, eu desenvolvo consultorias individuais e turmas para criarmos juntos e transformarmos você no designer da sua própria jornada.


Se precisar, é só chamar. Temos uma linha exclusiva para te ouvir.
Whatsapp: (27) 99227-9721


Desenhe! Experimente! Embrace the Flow.

Márcio Merçoni on sabyoutubeMárcio Merçoni on sablinkedinMárcio Merçoni on sabinstagramMárcio Merçoni on sabfacebook
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.