Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/marcio/public_html/wp-content/plugins/seo-wizard/modules/seo-module.php on line 1074
Equilíbrio: Vida Pessoal X Vida Profissional – Márcio Merçoni | Desenvolvimento Pessoal

Equilíbrio: Vida Pessoal X Vida Profissional

balance

À procura da fórmula certa.

Há muito se procura soluções e fórmulas mágicas para se equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. No entanto, pouco se conseguiu tecer a respeito. As fórmulas se diversificaram e cada autor/pesquisador encontrou a sua resposta, considerando que estas poderiam valer para todos.

Devemos reconhecer, antes de mais nada, que fórmulas mágicas e soluções infalíveis não existem, certo?! Mas, isso não quer dizer que tudo está perdido. O que deixou-se passar despercebido é que pessoas são diferentes, uma sendo mais diferente da outra. Cada um possui sua história de vida e relações pessoais completamente diferentes.

Portanto, seria muito difícil encontrar algo que solucionasse a questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional de forma comum e homogênia. O que se resolveu pensar é que cada pessoa deve, antes de mais nada, olha para si e perceber que a pergunta que se pode fazer é muito mais importante que a resposta.

A pergunta é: Quanto de mim existe em tudo o que eu faço? O que de mim delimita o limite entre vida pessoal e vida profissional?

Gosto de pensar que cada um tem a melhor resposta para si. E eu, que não sou você, jamais poderia responder em seu lugar. Pense no que você faz no seu cotidiano. O que você gosta de fazer? O que te diverte? O que te apaixona? O que faz com que você acorde todos os dias com vontade de viver?!

Certamente, existem respostas que abordarão aspectos pessoais e profissionais. Sabe porque? Porque não podemos nos dividir em dois seres! Não é possível fazer esta segregação. Tudo o que você sente em sua vida será levado para o trabalho e vice-versa. Suas alegrias e decepções, glórias e tristezas. As desavenças no trabalho mudarão seu humor, suas decisões. As alegrias em casa o deixará mais motivado para o trabalho.

O equilíbrio existe a partir do momento que me sinto completo com ambas as situações. Não pode haver choque, pois um deve complementar o outro. Somente buscando em si o sentido de tudo isso e perceber a conexão entre as esferas de sua vida é que você será capaz de mudar a direção e rumar para sua plenitude.

Não deixe as oportunidades passarem, invista mais de você mesmo em tudo o que você faz e perceba a importância que cada coisa possui em seu cotidiano e nos seus planos futuros.

Parabéns para você que resolveu refletir, neste momento, sobre a completude e sintonia que deve haver em sua vida! Não separe vida e trabalho, elas dizem de uma coisa só: dizem de você e de suas necessidades.

Márcio Merçoni on FacebookMárcio Merçoni on InstagramMárcio Merçoni on LinkedinMárcio Merçoni on Youtube
Márcio Merçoni
Márcio Merçoni - Graduado em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas.
Espacialista em desenvolvimento humano, designer de carreiras e de cultura organizacional.

Atua há 10 anos na criação de programas para pessoas e empresas se conectarem com seu propósito e felicidade.

Também é fundador e instrutor de meditação da Dasein House, professor e palestrante.

Leave a reply


Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.